Atenção clientes na últimas semanas houve um grande número de ocorrências de clientes do nosso escritório que foram contatados por WhatsApp por estelionatários.
O nosso escritório só possui 2 números de WhatsApp:
(41) 99651-1100 Celular da Secretaria/Recepção
* Beatriz: Pré-atendimento: temas de agenda, atendimento, consultas de retorno
(41) 99911-1214 Celular do Pós-atendimento
* Murilo – para clientes RPPS (Servidores Públicos)
* Roberto – para clientes RGPS (INSS)
* Suelen – para tems do Departamento Financeiro
Todo contato que não seja destes 2 números deve ser considerado fraude por nossos clientes.
Infelizmente estão ocorrendo muitos golpes e não há o que os escritórios de advocacia possam fazer para evitar.
Nosso escritório seguiu a recomendação da OAB-PR e também da Pironti Advogados Associados (que nos assessora com a consultoria em LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados). Aplicamos as seguintes ações:
Ações já realizadas:
- Abertura de boletim de ocorrência na Delegacia de Estelionato nº 944353;
- Abertura de processo eletrônico sob n° 9459/2022, na Diretoria de Prerrogativas da OAB-PR, só o nº de , cujos autos serão conclusos à Diretora de Prerrogativas desta Seccional adv. Marion Bach, como processo eletrônico sob n° 9459/2022;
- Comunicação via status do WhatsApp do nosso escritório. Alertando os clientes da fraude;
- Solicitação para todos os nossos clientes que gravem o número do escritório Melissa Folmann Advocacia e Consultoria em suas agendas. Assim ao ligarem do escritório o nosso contato já está na agenda dos clientes.
Esta ação realizamos desde 2020 quando iniciamos o uso do WhatsApp em nosso escritório em função da pandemia. - Solicitação de ajuda à empresa que assessora o escritório no tema LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados (Pironti Advogados).
– Não há o que o escritório de advocacia fazer pois os estelionatários coletam os dados dos processos nos sites dos tribunais sabendo que os processos são públicos.
– Não há como pedir segredo de justiça em todos os processos (o que impediria a atuação dos estelionatários…) visto que segredo de justiça só é concecido pelos Juízes para ações que versam sobre menores e em pouquíssimos outros casos (temas ligados doencças).
Ação em curso
- Ação em curso: Contratação de um serviço de mensageria de WhatsApp para melhor acompanhamento de todas as trocas de mensagens com nossos clientes.
Segue o link da mídia reportando este grave problema: