ATENÇÃO CLIENTES: Nova onda golpes do falso perfil de WhatsApp do Advogado

Atenção clientes! Nos últimos dias muitos clientes do escritório foram contatados por WhatsApp por estelionatários solicitando pagamento de boletos e depósitos via PIX

Postado em: 14/07/2023

Nosso escritório possui somente um número de WhatsApp: (41) 99651-1100

Desde mar/23 este número concentra toda a troca de informações escritório – cliente. O escritório investiu em uma plataforma de troca eletrônica de mensagens WhatsApp. A plataforma possui conexão DIRETA E SEGURA com o Grupo Meta (fornecedor mundial do WhatsApp).

Realizamos hoje 14/07/2023 uma nova campanha de alerta para todos os clientes ativos. Alertamos todos desta nova onda de envio de mensagens para nossos cleintes realizada por estelionatários.

Com esta ferramenta pouco a pouco o antigo número de celular (41) 99911-1214 (WhatsApp Business) será descontinuado. Os clientes que nos acionam no antigo WhatsApp Business (41) 99911-1214 são informados do novo número.

Relembrando sempre que o escritório possui somente dois números fixos: (41) 3082-8400 e (41)3149-2750 Secretaria/Recepção.

Neste cenário, todos os contatos realizados a partir de outros números, se fazendo passar por nosso escritório, solicitando pagamento de boletos e PIX devem ser desconsiderados por nossos clientes. Infelizmente é um problema muito sério de abrangência nacional e há muito pouco a ser feito pelos advogados para evitar os golpes.

 

Nosso escritório seguiu a recomendação da OAB-PR e também da Pironti Advogados Associados (que nos assessora com a consultoria em LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados). Aplicamos as seguintes ações:

AÇÕES JÁ REALIZADAS:

  • Set/2022 (primeira onda de golpes): 
    • Abertura de boletim de ocorrência na Delegacia de Estelionato nº 2022-944353;
    • Abertura de processo eletrônico sob n° 9459/2022, na Diretoria de Prerrogativas da OAB-PR, só o nº de , cujos autos serão conclusos à Diretora de Prerrogativas desta Seccional adv. Marion Bach, como processo eletrônico sob n° 9459/2022;
    • Comunicação via status do WhatsApp do nosso escritório. Alertando os clientes da fraude;
    • Solicitação para todos os nossos clientes que gravem o número do escritório Melissa Folmann Advocacia e Consultoria em suas agendas. Assim ao ligarem do escritório o nosso contato já está na agenda dos clientes.
      Esta ação realizamos desde 2020 quando iniciamos o uso do WhatsApp em nosso escritório em função da pandemia.
    • Solicitação de ajuda à empresa que assessora o escritório no tema LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados (Pironti Advogados).
      – Não há o que o escritório de advocacia fazer pois os estelionatários coletam os dados dos processos nos sites dos tribunais sabendo que os processos são públicos.
      – Não há como pedir segredo de justiça em todos os processos (o que impediria a atuação dos estelionatários…) visto que segredo de justiça só é concecido pelos Juízes para ações que versam sobre menores e em pouquíssimos outros casos (temas ligados doenças).
      .
  • Jan e Fev/2023 (segunda onda de golpes):
    • Envio de e-mails a todos os clientes para alertar os clientes acerca das fraudes;
    • Envio de whatsApp aos clientes ativos para alertar os clientes sobre as fraudes;
    • Instrução a todos os clientes contatados por estelionatário a registrar boletins de ocorrência via  https://www.policiacivil.pr.gov.br/BO (usando o navegador Mozila Firefox)
    • Abertura de boletim de ocorrência na Delegacia de Estelionato nº 2023-58882;
    • Abertura de boletim de ocorrência na Delegacia de Estelionato nº 2023-76947;
    • Abertura de boletim de ocorrência na Delegacia de Estelionato nº 2023-76990;
    • Abertura de boletim de ocorrência na Delegacia de Estelionato nº 2023-130350;
    • Abertura de boletim de ocorrência na Delegacia de Estelionato nº 2023-130427;
    • Abertura de boletim de ocorrência na Delegacia de Estelionato nº 2023-130497;
    • Processo nº 0001329-84.2023.8.16.0013.
      – Participação com mais dezenas de escritórios neste processo oriundo da Diretoria de Prerrogativas da OAB/PR que foi instaurado pelo Ministério Público com base no B.O. # 2022-944353;
    • Comparecimento na Delegacia de Estelionatos de Curitiba para complementar as informações de todos os B.O.s já registrados.
      .
  • Jul/2023 (terceira onde de golpes):
    • Campanha de conscientização sobre os golpes enviada para todos os clientes ativos;
    • Contato, um a um, com os clientes que não receberam a mensagem da campanha disparada em 14/07 16h;
    • Instrução a todos os clientes contatados por estelionatário a registrar boletins de ocorrência via  https://www.policiacivil.pr.gov.br/BO (usando o navegador Mozila Firefox);
    • Solicitamos aos nossos clientes que nos enviem o print de tela para podermos direcionar à Polícia Civil via boletim de ocorrência na Delegacia de Estelionato;
    • Abriremos Boletim de Ocorrência a cada nova ocorrência;
    • Independentemente do fato de ser um crime difícil de ser solucionado (nas palavras das autoridades policiais…) continuaremos instruindo nossos clientes a abrirem Boletim de Ocorrência digital

 

Golpe do falso perfil de WhatsApp é um crime de difícil tratativa:

  1. Estelionatários coletam os dados dos processos judiciais que são públicos;
    .
  2. Estelionatários obtém listas de contatos (CPF x Nome completo x Endereço x Telefone celular);
    – Infelizmente vemos notícias a respeito mega vazamento de vazamentos de dados.
    .
  3. O escritório de advocacia não consegue solicitar o segredo de justiça em todos os processos;
    – Há o segredo de justiça somente em casos específicos (ações envolvendo menores, dados sensíveis como doença, ….)
    – Não se pode banalizar a utilização do instituto do segredo de justiça. Caso contrário, quando realmente necessário, o mesmo pode não ser concedido.
    .
  4. Estelionatários utilizam vários números de celular.
    Quando a polícia começa a agir os estelionatários já trocaram de celular, trocam várias vezes ao dia de celular;
    .
  5. Estelionatários utilizam dados de “laranjas”;
    Quando a conta é bloqueada já existem outras 100 abertas em nome de outros 100 laranjas. Sobretudo em bancos “on-line”;
    .
  6. Facilidade de abrir uma conta bancária on-line;
    – Não é necessário documentação/assinatura/comparecimento físico na agência bancária;
    – Bancos on-line (que tivemos um boom) no Brasil nem possuem agência.


Como o cidadão pode se proteger? Como minimizar o risco de cair no “Golpe do falso perfil de WhatsApp do escritório de advocacia”?

  • Salve o contato do seu advogado em sua agenda (caso tenha o número pessoal do seu advogado);
    Assim saberás, ao receber a mensagem solicitando o pagamento de pix/boletos falsos, que a mesma não foi enviada do número do escritório de advocacia.
    .
  • Salve o contato do escritório de advocacia em sua agenda;
    Assim saberás, ao receber a mensagem solicitando o pagamento de pix/boletos falsos, que a mesma não foi enviada do número do escritório de advocacia.

Dicas abaixo extraída da matéria da Globo (Fantástico) de 03/04/2022:

  • Sempre duvide e questione
    Golpistas estudam seus alvos e se aproveitam das nossas “fraquezas emocionais” para aplicar os golpes. Por mais que pareça real, duvide, questione antes de clicar em qualquer link. Na maioria das vezes, um link fraudulento virá de um contato seu.
    .
  • Ative a função “confirmação em duas etapas” do app
    Ative este tipo de confirmação no seu WhatsApp ou em qualquer app que possua a função. Entre no seu WhatsApp, clique em “ajustes” ou “configurações”, em seguida, clique em “conta” e em “confirmação em duas etapas”. Assim, o seu WhatsApp estará mais protegido, pois quando alguém tentar acessar, vai precisar de um número (PIN) que só você tem.
    .
  • Não informe nenhum código para quem lhe pedir
    A OAB-RJ, em hipótese alguma, irá solicitar algum código pessoal. Mesmo que digam ser de operadoras de celular, bancos, lojas ou qualquer outro estabelecimento que seja, não passe nenhum código para terceiros.
    .
  • Cuidado com mensagens de SMS
    Não repasse a terceiros os códigos recebidos por SMS e também evite clicar em links de mensagens de SMS..
    .
  • Desconfie de páginas de Instagram, Facebook e afins
    Os criminosos estão usando todos os meios possíveis para tentar cometer fraudes. Portanto, páginas com nomes suspeitos – sem fotos, sem capa, sem localização -, convidando para concorrer a sorteios ou dizendo que você ganhou bolsas de estudos ou viagens podem ser fraudulentas. Denuncie e bloqueie. Não informe nenhum dado e avise aos seus colegas. De preferência, publique nos seus Stories para informar a maior quantidade de pessoas possível a respeito do provável golpe.

 

 

Segue artigo do site Jurídico Migalhas publicado em 12/07/2023 sobre o tema: https://www.migalhas.com.br/quentes/389830/facebook-indenizara-advogado-vitima-de-conta-falsa-criada-no-whatsapp

Segue notícia da OAB-ES veiculada dia 03/02/2023 sobre o tema: https://www.oabes.org.br/noticias/atencao-advogados-e-advogadas-estao-sendo-alvos-de-golpes-pelo-whatsapp-confira-as-dicas-da-oab-es-para-se-proteger-562450.htmlhttps://globoplay.globo.com/v/11338246/

Segue matéria jornalística veiculada dia 03/04/2022 sobre o tema: Criminosos têm se passado por advogados em app de mensagens; veja como não cair em roubada

 

Em caso de dúvidas por favor nos contatar no (41) 3082-8400 ou (41) 99651-1100 (somente via WhatsApp)

 

Atenciosamente,

Gerência Financeira

MELISSA FOLMANN ADVOCACIA E CONSULTORIA